top of page
sensei 01.png

"Nosso Corpo é Maravilhoso!"

Taketo Okuda

IMG_20220323_110626_edited.jpg

  Sei chûshin-dô não é o nome de uma arte marcial em si ou de um estilo de karatê. Sei chûshin-dô é a síntese da filosofia da Butoku-kan e do pensamento do nosso mestre Taketo Okuda.

  Durante décadas de treinamento, o Sensei Okuda aprimorou e desenvolveu-se nas três modalidades que ensinamos: Karatê, Kyoken-jutsu e Taikyoku-ken. Porém esta divisão foi se tornando aos poucos meramente didática, porque na prática a fronteira entre elas foi desaparecendo.

  Quando treina sozinho ou quando ensina para turmas mais avançadas, o sensei Okuda não separava uma técnica da outra. Cada uma delas contribui de uma maneira para o nosso desenvolvimento.

                             forja em nós o espírito guerreiro necessário para vencer todos e quaisquer desafios; cria a disciplina e a constância necessária para quem quer percorrer um caminho espiritual.

                                                        nos ensina a perceber e a desenvolver o nosso centro real que é nossa fonte de energia; nos aproxima do nosso verdadeiro eu, da nossa essência.

                                                     nos ajuda a relaxar profundamente e a sentir a energia fluir em nosso corpo, para que possamos nos misturar com a energia do Universo.

  Apesar de independentes cada uma dessas técnicas são complementares e a união das três sintetiza a filosofia da Butoku-kan. A palavra Sei chûshin-dô significa: “Caminho do centro real”.

Karate
Kyoken jutsu

KARATE

Caminho das Mãos Vazias​​

  O Karate surgiu no Japão no fim do século XIX, durante a restauração Meiji, no fim do Xogunato (época que a nação era controlada pelos Samurais).

  Para governar sem ameaça de uma possível revolta, o imperador procurou diluir a tradição Bushi (Princípio ético dos Samurais), com a proibição do porte de espadas.

  Os Samurais, no entanto, com o intúito de manter vivo o espírito guerreiro, começaram a praticar "clandestinamente" uma Arte Marcial que não utilizava armas, mas que transformava o corpo numa arma mortal.

  Longe de querer ensinar as pessoas usarem o seu corpo para lutar, a Butoku-kan procura resgatar em sua origem sua dimenção filosófica e espiritual desta Arte Marcial.

  Existe um centro regente em nosso corpo, responsável tanto pela estabilidade corporal como pelo contato com
o universo. Este centro, chamado de Sei Chushin, está localizado na região entre a lombar e o baixo ventre.
  O caminho para descobrir e fortalecer nosso centro real
é o objetivo do Kyoken-jutsu. Uma vez ativado este misterioso universo dentro de nós, sentimos nosso corpo encher-se de energia e ânimo. Esta energia promove um grande acréscimo de saúde e também nos faz mergulhar na essência do nosso verdadeiro ser.

  O Kyoken-jutsu é um conjunto de exercícios, que através da respiração e da correção da postura, explora e intensifica a força deste centro, fortalece a base corporal e busca o equilíbrio constante. Com sua prática, o Sei Chushin torna-se um zen dinâmico, que é o alicerce de todas as artes marciais, um trabalho conjunto entre o corpo, a mente e o espírito.

Kyoken Jutsu

Respiração Harmônica

Taikyoku-ken

Taikyoku-ken

Dança da Energia

  Contrastando com o ritmo acelerado do dia-a-dia, o Taikyoku-ken combina movimentos corporais lentos, suaves e graciosos, buscando a harmonia entre o espírito e o universo. Combinados com a respiração adequada, estes movimentos que mais se parecem com uma dança, ativam a energia estagnada do corpo estimulando a circulação sanguínea e promovendo diversos benefícios a saúde geral do praticante. Uma arte que visa o relaxamento tanto do corpo, como da mente.

  Trata-se de uma atividade que não requer muito esforço físico, pelo contrário, é confortável. Não é violenta, nem cansativa e seus movimentos são fáceis de serem assimilados. A atitude mental correta é a quietude concentrada. É o interior que passa a movimentar o exterior.

bottom of page