Filosofia
Nosso Karate
Kiai
Sei-Chushin
Cultivar o espírito de humildade e ao mesmo tempo o de força, esta é a verdadeira essência do Karatê. O Karatê é sim uma arte. Arte de princípios, de integridade, de caráter, de conteúdo e, sobretudo, de refinamento dos valores morais e espirituais. É a busca incessante da felicidade plena, do coração puro e da abertura espiritual. Um desafio constante consigo mesmo.
A semente plantada no treinamento germina também no dia-a-dia do praticante, o karateca passa a resolver questões do cotidiano com foco e determinação.
A filosofia do Karatê é verdadeira e profunda. Karatê não é só fortalecer o corpo, participar de competições, vencer ou perder de um adversário. Vista por este ângulo a prática do Karatê se torna fútil e vazia.
Por mais de 40 anos venho praticando Artes Marciais. Lutas e campeonatos não é o verdadeiro objetivo do Karatê.
O Karatê não deve ser encarado como um esporte, pois desta maneira se torna completamente limitado. Mesmo, se por ventura, você venha a se consagrar campeão, esta será uma glória efêmera, e vai pertencer a um passado cada vez mais longínquo.
O verdadeiro caminho do Karatê é a “Introspecção”, a “Meditação”, onde o corpo se une ao Universo.
Nosso corpo é maravilhoso. Dentro dele temos, guardado, um tesouro: “A porta da nossa ligação direta com o Universo, com Deus”.
Como podemos perceber esta ligação?
Todos nós temos um “Centro Real”, localizado no baixo ventre. Este “Centro Real”, cujo nome é “TANDEN”, é a nossa ligação com o Universo.
É preciso fortalecer este “Centro”.
O Universo é grande, infinito. E nosso corpo é tão pequeno... Mas guardamos dentro dele, adormecida, esta pequena chama, que através da prática da respiração e da meditação, se expande, atravessando os limites do nosso corpo, se misturando com o Universo.
É através do treino constante, do fortalecimento do baixo ventre e quadril, que uma nova vida nasce dentro de você. É essa energia que desperta, se desenvolve e cresce cada vez mais.
Nosso pequeno corpo está guardando em segredo essa Energia. Muito maior. Muito mais poderosa.
Promessa
Significado - Oss!
Diploma Butoku-kan
Butoku-kan um caminho
Quando estou treinando um movimento, um exercício de respiração, meu pensamento fica completamente nulo, limpo. Então, vejo nascer a sensação de alegria, de força, de Energia. É essa sensação maravilhosa que me faz continuar sempre treinando, porque é o sentimento da “Verdadeira Felicidade”.
É essa Energia que busca o meu Karatê. Desenvolvendo e fortalecendo nosso
“Centro Real” vamos liberar essa Energia que é nosso contato com o Universo.
Mas o Universo também tem seu “Centro Real”, sua entrada, seu portão. E para abrir esse portão é preciso força, muita força. O treino do Karatê vai criar este espírito intrépido, a força vital. Em cada um dos movimentos vai nascer essa Energia. Isso é o Karatê.
Mas o caminho a percorrer é longo, muito longo, se quisermos abrir as portas do Universo, e, para isso é preciso treinar o Conteúdo. Não é perseguir o superficial, o corpo, a competição. Meu objetivo é a abertura Espiritual.
Nosso corpo não é diferente do dos outros animais. Então, porque nascemos humanos?
Porque devemos despertar espiritualmente.