Renata Correia
Video da Sensei Renata fazendo Exame de Faixa no Uruguai
O breve histórico de vida da Renata Sensei demonstra seu compromisso, dedicação e amor pelo Karatê Dô. Nascida em São Paulo capital, tocada primeiramente pelo filme Karatê Kid na década de 80, iniciou sua jornada, ainda na adolescência em 1993, quando ingressou na Academia Butoku Kan, situada já no bairro de Pinheiros (anteriormente localizada na Liberdade) para iniciar seu treinamento de Karatê. Sob os ensinos de seu conceituado e estimado mestre, Sensei Okuda, Renatinha, como carinhosamente era chamada por ele, logo tornou-se uma discípula dedicada, conquistando o título de faixa preta 1º dan em 1996. Esse fato marcou por definitivo o seu compromisso com o caminho do Karatê e uma nova fase de seu autodesenvolvimento.
Sensei Renata após um treino na floresta
Aplicada e estudiosa, Renata se forma bióloga e cultiva seu aprimoramento pessoal também na área da Ciência, tornando se mestre em bioquímica. Mudou-se para Curitiba/PR, iniciando sua carreira na área de educação, no entanto ao invés de parar seus treinos, foi encorajada pelo seu Mestre a dar aula para crianças. Motivada, cria um projeto comunitário de Karatê Dô e é convidada a ministrar os treinos com crianças em alta vulnerabilidade social da comunidade próxima ao campus da Universidade Uniandrade. Após um ano dessa experiência, auxiliando crianças no manejo de seus comportamentos indisciplinares com a prática do karatê dô baseados na cortesia, respeito e não violência, ao retornar à Butoku Kan em São Paulo, logo é convocada a realizar o exame de faixa preta 2º dan. Incansável karateca, a bióloga pesquisadora ingressa no doutorado em Ciências pela Faculdade de medicina da USP e torna-se auxiliar durante os treinos na Butoku Kan, ensinando principalmente iniciantes (faixa branca).
O próximo capítulo da jornada da Renata Sensei ocorre em Florianópolis, onde ela estabelece residência visando uma qualidade de vida melhor, principalmente na mudança do ar que respira. Ficando próxima ao mar que ama tanto, perto de belas paisagens naturais e podendo exercer seu papel como professora karateca, em pouco tempo, ela recoloca em prática seu antigo projeto com crianças de Karatê Dô, no centro comunitário Fazenda do Rio Tavares, sob a orientação do exímio karateca filho de Okuda, Tetsuo. Sua experiência de mais de uma década na área da educação, aliada aos princípios e valores do Karatê Dô que aplicou em diversos locais de treino ela idealiza o Tai Kai dojo com todo amor ao seu caminho no Karatê. Esse espaço sagrado, situado ao norte da ilha, tem sido o local onde seus alunos desenvolvem não só habilidades físicas para executarem os golpes, mas também seu caráter, concentração e autodisciplina alinhados com os ensinamentos de seu falecido Mestre.
Sua busca constante por excelência e seu profundo comprometimento com o Karatê Dô tornou-a uma instrutora habilidosa e reconhecida na comunidade local. Agora com mais de 30 anos de dedicação, recebe a honra e o reconhecimento de sua excelência para continuar o legado de seu Mestre Okuda, no Tai Kai dojo onde desde 2015, ministra treinos e desenvolve práticas de autocontrole emocional, respiração harmônica, autodesenvolvimento do(a) guerreiro(a) interior com famílias, crianças, jovens, adultos e idosos. Com muita alegria, Sensei Renata, continua sua missão atualmente na Butoku Kan Florianópolis (@butokukan_floripa_taikaidojo).
Sensei Renata treinando soco no Makiwara